A inauguração do Hospital Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em Divinópolis marcou um momento significativo para o sistema público de saúde no Centro-Oeste de Minas Gerais. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderou a cerimônia nesta sexta-feira (19), que não apenas celebrou a abertura de uma unidade hospitalar aguardada por 16 anos, mas também serviu de palco para uma série de anúncios estratégicos que prometem impactar diretamente a saúde, a educação e a infraestrutura da região. A visita presidencial reforçou o compromisso do governo federal com o desenvolvimento local, com destaque para a ampliação do acesso a serviços essenciais e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mineiros.
Hospital Universitário da UFSJ: uma conquista após anos de espera
O HU-UFSJ, agora sob a gestão da UFSJ em parceria com a empresa Hospitais Universitários Federais (HU Brasil), iniciou seus atendimentos de forma gradual na última terça-feira (16). A abertura representa a concretização de um projeto que se arrastava por mais de uma década e meia, e que agora se posiciona como um hospital 100% SUS de referência para 54 municípios do Centro-Oeste mineiro, uma região com aproximadamente 1,3 milhão de habitantes que carecia de uma estrutura hospitalar de alta complexidade.
A implantação do hospital será realizada em fases, visando garantir a segurança e a qualidade do atendimento. A expectativa é que, até abril de 2027, a unidade esteja operando com sua capacidade total de 198 leitos. Desses, 55 leitos serão dedicados a Unidades de Terapia Intensiva (UTI), distribuídos em 20 para adultos, 10 para pediatria e 25 para neonatologia, atendendo a casos críticos de recém-nascidos. O presidente do HU Brasil, Arthur Chioro, detalhou que o hospital oferecerá as principais especialidades clínicas, cirúrgicas e pediátricas, consolidando-se como um polo de excelência e um importante campo de prática para os estudantes de medicina da UFSJ.
Fortalecimento da saúde regional e novas ambulâncias
Além da inauguração do HU-UFSJ, a agenda presidencial em Divinópolis incluiu importantes anúncios para o fortalecimento da rede de saúde local e regional. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, formalizou a habilitação de 10 leitos de UTI para a Santa Casa de Arcos, acompanhada de um repasse anual de R$ 2 milhões, um investimento crucial para a capacidade de atendimento do município vizinho.
Outro aporte significativo foi a liberação de R$ 41,9 milhões destinados à aquisição de equipamentos e à execução de obras de expansão e modernização da estrutura do Complexo de Saúde São João de Deus, também em Divinópolis. Essas iniciativas visam aprimorar a infraestrutura existente e garantir que mais pacientes tenham acesso a tratamentos de qualidade. A cerimônia também marcou a entrega de 36 novas ambulâncias ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (Cis-Urg Oeste), responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região. Com um investimento de mais de R$ 17 milhões, a frota do Samu foi integralmente renovada, prometendo maior agilidade e eficiência no socorro de urgência e emergência para a população.
Infraestrutura e educação: duplicação da BR-494 e expansão universitária
A visita de Lula a Divinópolis também trouxe notícias importantes para a infraestrutura e a educação. Foi assinado o aviso de licitação para a duplicação de 2,5 km da BR-494, no trecho urbano de Divinópolis. Com um investimento previsto de R$ 19,5 milhões, a obra tem início estimado para agosto de 2026 e prazo de execução de um ano. A iniciativa busca melhorar a trafegabilidade, reduzir congestionamentos e, crucialmente, aumentar a segurança viária para os cerca de 245 mil habitantes da cidade. O presidente Lula dedicou a duplicação à memória de Alexandre Augusto de Oliveira, um estudante de medicina da UFSJ que faleceu em 2023 após um acidente na BR-262, reforçando a urgência de melhorias nas rodovias. Este investimento faz parte de um pacote maior de R$ 77 bilhões contratados em Minas Gerais para obras de infraestrutura, com R$ 8 bilhões já aplicados. Para mais detalhes sobre os investimentos em infraestrutura no estado, consulte fontes como o g1 Centro-Oeste MG.
No campo da educação, o governo federal autorizou a construção de um novo prédio para o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) em Divinópolis, que abrigará a biblioteca e novas salas de aula. Com um investimento de cerca de R$ 6 milhões, provenientes do Novo PAC, a obra visa expandir a oferta de cursos em áreas estratégicas como engenharia, computação e tecnologias aplicadas. Além disso, Lula sinalizou a possibilidade de uma expansão do campus da UFSJ na cidade, condicionada à desapropriação de uma área de 8 mil metros quadrados pela prefeitura, um gesto que a prefeita Janete Aparecida prontamente acenou positivamente.
Qualidade na formação médica: o Exame Nacional de Avaliação
Um dos anúncios de maior impacto nacional foi a assinatura de uma Medida Provisória (MP) que estabelece uma nova condição para o registro profissional de futuros médicos. A partir de agora, a aprovação no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) será obrigatória para estudantes que ingressarem no curso de medicina após a publicação da MP. Essa medida visa garantir que os profissionais que atuarão na área da saúde possuam um nível mínimo de proficiência e conhecimento, elevando a qualidade do atendimento médico no país. A nova regra exige que os estudantes atinjam um patamar de desempenho para obter a inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), reforçando a responsabilidade e a competência dos futuros profissionais da saúde.
Acompanhe o Portal de Notícias do Kardec para se manter informado sobre esses e outros desdobramentos que moldam o cenário político, social e econômico do Brasil. Nosso compromisso é oferecer uma cobertura aprofundada e contextualizada, trazendo a você a informação relevante que impacta sua vida e sua comunidade.